top of page
Buscar

Mecânico e o contato com óleo e Graxa.

Atualizado: 22 de abr. de 2023

MECÂNICO TAMBÉM TEM DIREITO AO RECEBIMENTO DA INSALUBRIDADE EM RAZÃO DO CONTATO COM ÓLEO E GRAXA?


O manuseio de produtos com hidrocarboneto em sua fórmula, como óleo mineral e graxas, gera o direito ao recebimento do adicional de insalubridade, por ser substância considerada insalubre pelo Ministério do Trabalho.


Com o manuseio desses produtos, é deferido o adicional a um mecânico que lidava sem os equipamentos de proteção necessários ao trabalho, ou seja, óculos de segurança, protetor de ouvido, luvas de PVC, avental de lona/impermeável, creme de proteção, calçados de segurança, onde também são os fatores que contribuem para um acidente do trabalho.


A profissão de mecânico é uma profissão exposta a muitos riscos de trabalho. Serviço de funilaria e pintura, manutenção elétrica, desmontagem e montagem de peças, componentes e motores, deslocamento de peças pesadas, dentre outras funções, são atividades diárias exercidas por esses profissionais e cujo adicional de insalubridade são devidos, bem como, o risco de acidente é alto.


Assim, o não fornecimento dos equipamentos de proteção individual indispensável à proteção do trabalho, tanto em quantidade quanto em qualidade, enseja ao trabalhador o recebimento do adicional de insalubridade em grau máximo (40% do salário mínimo).


A indicação genérica de exposição a "hidrocarbonetos" ou "óleos e graxas" é suficiente para caracterizar a atividade como especial?

A partir da vigência do Decreto 2.172/97, a indicação genérica de exposição a "hidrocarbonetos" ou "óleos e graxas", ainda que de origem mineral, não é suficiente para caracterizar a atividade como especial, sendo indispensável a especificação do agente nocivo.


Vale lembrar que agentes cancerígenos listados na Lista Linach, são agentes que presumem a exposição a agente nocivo, possibilitando obter a aposentadoria especial, caso preenchidos os requisitos, ou ainda, conversão do tempo especial em tempo comum, podendo utilizar em uma das regras de transição.





612 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page